Artigos

Egoísmo ou amor-próprio?

   Uma das coisas mais desafiantes quando estamos na jornada do autoconhecimento é entender qual é a diferença entre egoísmo e amor-próprio, por isso gostaria de te convidar a fazer uma escolha e ao fim dela talvez você encontre a resposta para esta pergunta.

   Imagine que você tem apenas um copo d’água e está com sede, quando você se aproxima para pegar o SEU copo d´água alguém vem e te pede, o que você faz?

A) Dou alguns goles e após me satisfazer entrego o copo para quem me pediu.

B) Dou o copo e espero que ela tenha compaixão de mim, deixando um pouco de água, uma vez que estou com muita sede.

   Se você escolheu a letra A, dentro do autoconhecimento, você está vivendo o amor-próprio, ou seja, doa, mas entende que é uma pessoa igual àquela que te pede, e por isso pode escolher atender primeiro às suas necessidades, para depois escolher fazer uma doação, ou fazer o sacrifício de dividir a água que te sobra no copo, uma vez que você pode precisar de mais, porém, entende a importância daquela água na vida do outro e escolhe por dividir. Mas entende que a escolha foi sua em dar, logo o outro não lhe deve nada.

   Se você escolheu a letra B, dentro do autoconhecimento, você pode estar sendo egoísta, uma vez que a palavra Egoísmo significa amor exagerado aos próprios interesses.

   Muitas vezes ao realizar o desejo de alguém, você acredita que este alguém é inferior a você e que por isso, ele precisa mais daquilo que você, e por ser menor, ele deve reconhecer sua bondade e justiça, então em um gesto de reconhecimento da sua superioridade ele deve suprir suas necessidades, mesmo que você não fale nada.

   Por isso o egoísmo em si se dá quando você realmente entende qual é a verdadeira motivação para aquele comportamento, o que você espera do outro quando faz algo para ele? 

O que quer que o outro devolva quando faz um sacrifício por ele? 

Quando você faz algo esperando que o outro atenda seus desejos, sem se importar se ele também deseja fazer aquilo, você pode estar sendo egoísta.

Qual sua opinião sobre egoísmo x amor-próprio

© 2021 • Feito com ❤️ by Kestratégia em WordPress